CURSO DE TEORIA MUSICAL
Aula 31: Diminutos de Passagem, Aproximação e Auxiliar

Hoje voltaremos a falar sobre os ACORDES DIMINUTOS, mas dessa vez, com mais três FORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS ACORDES DIMINUTOS, explicando porquê acordes que não são do campo harmônico podem ser utilizados na música. Falaremos sobre DIMINUTO AUXILIAR, DIMINUTO DE PASSAGEM E DIMINUTO POR APROXIMAÇÃO.

IMPORTANTE: Caso não entenda esta aula, certifique-se de que tenha assistido as aulas anteriores desta playlist, disponíveis em meu canal e imprescindíveis para o perfeito aproveitamento desta aula.

CURTA, DIVULGUE e SE INSCREVA NO CANAL! 🙂

DÚVIDAS? Escreva nos comentários, que eu responderei o quanto antes, mas lembre-se: eu só respondo comentários NOVOS. Comentários que já foram respondidos uma vez não serão respondidos novamente, pois o aplicativo que utilizo só me avisa sobre NOVAS MENSAGENS.

REDES SOCIAIS E CONTATOS:

MEU SITE: http://www.eduardofeldberg.com.br
MEU FACE: http://www.facebook.com/eduardofeldberg
MEU INSTAGRAM: @eduardofeldberg

CONTRIBUIÇÕES:

– Site da Vakinha: https://goo.gl/fSXuYH
– Bradesco: Agência 0501 l Conta Poupança: 1012.957-5
– CEF: Agência 0256 l Conta Poupança 211.570-5
– Itaú: Agência 5589 l Conta Poupança 12.299-2
– Contribuições internacionais: utilize o cartão de crédito internacional na nossa campanha do Vakinha ou entre em contato comigo por e-mail (contato@eduardofeldberg.com.br) para utilizar o PayPal.

QUER DESCONTO PARA COMPRAR SEU INSTRUMENTO? Acesse www.chinasom.com.br e aplique o cupom EDUARDO na finalização de sua compra, garantindo um desconto de 5% sobre o valor total do carrinho. 🙂

PROPOSTAS DE PARCERIA? Envie um e-mail para contato@eduardofeldberg.com.br

Abraços, que Deus te abençoe e até o próximo vídeo!

=====================================

GABARITO

01) A sequência E7+ / F#m7 / Gº / G#m7 apresenta um acorde diminuto auxiliar, de passagem
ou por aproximação?
Resposta: Apresenta um acorde DIMINUTO DE PASSAGEM (Gº) entre os acordes F#m7 e G#m7, cujo intervalo entre eles é de um tom.

02) Podemos dizer que a sequência de notas Dó, Ré, Mi, Fá é uma sequência cromática?
Resposta: Não. Sequência cromática é quando há um intervalo de meio-tom entre as notas, portanto o correto seria Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá.

03) Por que o diminuto auxiliar não fica tão interessante antes de acordes menores?
Resposta: Porque entre ele e o acorde alvo não haverá mudança da tônica e da terça do acorde, de modo que a sonoridade entre os dois continuará parecida, não gerando a sensação de tensão e resolução.

04) Na progressão A7M / C#m7 / D7M / E7 / A7M podemos encaixar os acordes Aº e D#º?
Resposta: Sim. Podemos encaixar o acorde Aº antes do A7M (diminuto auxiliar para retardar a resolução) e o D#º entre os acordes D7M e E7 (diminuto de passagem).

05) É verdade que todo acorde pode ser precedido pelo acorde diminuto localizado meio-tom abaixo dele mesmo?
Resposta: Sim. Todo acorde pode ser precedido pelo acorde diminuto localizado meio-tom abaixo ou meio-tom dele mesmo, mas isso não quer dizer que toda tentativa ficará com uma sonoridade legal.

06) Na progressão F7M / Dm7 / Bb7M / Am7, podemos encaixar os acordes A#º e Dbº?
Resposta: Podemos encaixar o Dbº antes do Dm7 (acorde diminuto por aproximação ascendente, pois está meio-tom abaixo da nota alvo) e o A#º pode ser encaixado antes do Am7 (acorde diminuto por aproximação descendente, pois está meio-tom acima da nota alvo).

#DIMINUTOAUXILIAR
#DIMINUTODEPASSAGEM
#DIMINUTOPORAPROXIMAÇÃO
#ACORDESDIMINUTOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *