Curso de Teoria Musical – Aula 38: Acordes Relativos e Antirrelativos l Aula #285

CURSO DE TEORIA MUSICAL
Aula 38: Acordes Relativos e Antirrelativos

Hoje falaremos sobre os acordes relativos e antirrelativos, que são ótimas opções para fazer rearmonizações e substituições de acordes em uma música.

IMPORTANTE: Caso não entenda esta aula, certifique-se de que tenha assistido as aulas anteriores desta playlist, disponíveis em meu canal e imprescindíveis para o perfeito aproveitamento desta aula.

01) CURTA, DIVULGUE e SE INSCREVA NO CANAL!

02) QUER AJUDAR NOSSO CANAL A SE MANTER E CRESCER? Clique no botão “SEJA MEMBRO” e contribua com valores mensais:

– MEMBRO DE NYLON: Por apenas R$7,99 você garante Selos de Fidelidade e emojis personalizados para utilizar em seus comentários no nosso canal;
– MEMBRO DE AÇO: Por apenas R$49,99 você garante os benefícios acima e poderá entrar no grupo “WhatsApp do Canal”, podendo tirar dúvidas comigo diariamente.

Ou faça sua contribuição das seguintes formas:

– Site da Vakinha: https://goo.gl/fSXuYH
– Bradesco: Agência 0501 l Conta Poupança: 1012.957-5
– CEF: Agência 0256 l Conta Poupança 211.570-5
– Itaú: Agência 5589 l Conta Poupança 12.299-2
– Nubank: Agência 0001 l Conta 5222.6766-3
– Chave Pix: 315.842.108-93
– Contribuições internacionais: PayPal (Eduardo Feldberg) ou envie um e-mail para contato@eduardofeldberg.com.br.

03) DÚVIDAS? Escreva nos comentários, que eu responderei o quanto antes, mas lembre-se: eu só respondo comentários NOVOS. Comentários que já foram respondidos uma vez não serão respondidos novamente, pois o aplicativo que utilizo só me avisa sobre NOVAS MENSAGENS.

04) REDES SOCIAIS E CONTATOS:

MEU SITE: http://www.eduardofeldberg.com.br
MEU FACE: http://www.facebook.com/eduardofeldberg
MEU INSTAGRAM: http://www.instagram.com/eduardofeldberg

Abraços, que Deus te abençoe e até o próximo vídeo!

#ACORDESRELATIVOSEANTIRRELATIVOS
#ACORDEANTIRRELATIVO
#REARMONIZARMUSICA

GABARITO:

01) Qual é o acorde antirrelativo de E7M?
Resposta: G#m7

02) Qual é o acorde antirrelativo de F#m7?
Resposta: D7M

03) Se a música tiver um acorde Em7, qual seria o acorde maior relativo e qual seria o acorde antirrelativo para substituí-lo?
Resposta: O Relativo Maior seria o G7M e o Antirrelativo seria o C7M

04) Por que o acorde relativo soa mais parecido com o “acorde original” que está sendo substituído do que o acorde antirrelativo?
Resposta: Porque no Acorde Relativo, dentre as notas em comum está a tônica do acorde principal. Já o Acorde Antirrelativo, não temos a presença da nota tônica do acorde principal.

05) Numa progressão D7M l Bm7 l A7 l G7M, qual opção abaixo traz os melhores substitutos para o acorde A7?

A) F#m7 e C#m7(b5)
B) C#m7 e F#m7
C) F#m7(b5) e Bm7

Resposta: A, pois dentro do Campo Harmônico de D7M (tonalidade dessa música), o F#m7 seria o Acorde Menor Relativo (duas notas pra trás) e o C#m7(b5) seria o Acorde Antirrelativo (duas notas pra frente).

Leave a Reply